As relações angulares entre os planetas em um mapa, medidas como ângulos dentro do círculo eclíptico, são chamados de “aspectos”. Normalmente são incluídos os ângulos com o ascendente e o Meio do Céu. Somente algumas relações angulares são consideradas como aspectos, e estas diz-se terem qualidades intrínsecas – diz-se que são “harmoniosas”, “dinâmicas” ou “neutras”. Estas relações influenciam a forma como os planetas se comportam entre si. Também existe uma certa qualidade de “representar”, o que significa que um aspecto diz-se comportar ou estar operacional dentro de certos graus além ou aquém do ponto exato. Esta margem de “representação” é definida pelas órbitas. (ver abaixo)

Aqui estão alguns dos aspectos maiores: 

Conjunção – 0°

A conjunção tende a ser um aspecto harmonioso. A sua qualidade depende grandemente dos planetas envolvidos, bem como da proximidade do aspecto. Por exemplo, uma conjunção entre o Sol e Mercúrio, é normalmente vista como harmoniosa. Se, por outro lado, a distância entre eles é menor do que apenas alguns graus, o Mercúrio diz-se estar “a ser queimado” ou “em combustão”, com resultados a condizer. Em geral, a conjunção mostra uma relação imediata que atua de qualquer forma.


Oposição – 180°

Apesar da oposição ser vista normalmente como “desarmoniosa” ou dinâmica, tem muitas vezes um efeito bastante motivador e energizante. Aqui também, a qualidade do aspecto depende dos planetas envolvidos, e o que cada um faz dele. De um modo geral, uma oposição entre dois planetas cria uma tensão entre eles, que normalmente tem resultados positivos.


Quadratura – 90°

A quadratura é considerada como um aspecto desarmonioso. Os planetas envolvidos parecem estar “bloqueados”. Os problemas resultantes de uma quadratura são recorrentes como uma moeda viciada. A dificuldade está em conciliar duas forças que se querem mover em direções completamente opostas. Normalmente isto toma a forma de desejos e necessidades que são mutuamente opostas.


Trígono – 120°

O trígono é um aspecto harmonioso. Os planetas envolvidos trabalham juntos de uma forma complementar, enriquecendo-se um ao outro. Os trígonos mostram onde estão os seus talentos naturais. Se depois fazemos uso deles ou não, depende só de nós.


Sextil – 60°

O sextil tende a ser um aspecto harmonioso, dependendo é claro dos planetas envolvidos.


Aspectos menores

Para além dos aspectos maiores mencionados acima, também existe um número de aspectos menores. A maior parte destes são subdivisões dos aspectos maiores. Os aspectos menores contribuem com profundidade e detalhe no quadro geral. As órbitas permitidas para os aspectos menores são muito mais pequenas do que as usadas para os aspectos maiores. (ver tabela abaixo) . Os aspectos menores mais comuns são:

Semi-QuadratSemiquadratura – 45°, desarmoniso


SesquiquadratSesquiquadratura – 135°, desarmoniso


SemisextilSemisextil – 30°, neutro


QunikunxQuincúncio ou Inconjunção – 150°, neutro


QuintilQuintil – 72°, harmonioso


BiquintilBiquintil – 144°, harmonioso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s