Relação Pais E Filhos No Mapa Natal

Pais na Astrologia

Recebi uma pergunta certa vez, se os dados de nascimento dos pais não seriam relevantes para se analisar um mapa natal.

Nós não precisamos do mapa natal dos pais de uma pessoa ao interpretar seu mapa pessoal, porque quem os pais foram, na verdade, é altamente irrelevante. O que é importante, porém, é como a pessoa experimenta seus pais, e isto só pode ser visto no mapa natal dela.

Os pais em um mapa natal são representados pelas casa 4  e 10. A Casa 4 é o pai e a Casa 10 é a mãe. Enfatizo isso porque estas são as definições clássicas, e por algum motivo a Astrologia moderna inverteu os dois. (Na verdade, eu suspeito qual a razão, mas não vou entrar no assunto aqui). A melhor maneira de ver os pais em um mapa natal é olhar para os planetas regentes das casa 4 e 10, estes são os pais, ou o indivíduo para ser mais preciso, estes representam como o indivíduo experimenta, e sente seus pais.

Pessoalmente, esta é uma das áreas onde eu recorro à Astrologia Clássica e as dignidades essenciais para uma boa interpretação. A relação entre os dois planetas (aspecto e recepção) tendem a descrever a relação entre os pais. E aspectos entre o regente da casa 1 (o que representa o indivíduo) e os planetas que representam os pais vão descrever as conexões entre ele e seus pais.

Tomemos, por exemplo, uma pessoa com Touro no Meio do Céu (cúspide da casa 10). A mãe dessa pessoa será representada por Vênus (o regente de Touro) e seu pai será representado por Marte ou Plutão (regentes de Escorpião, o signo no cúspide da casa 4). Se Vênus estiver em Virgem, esta pessoa pode ter experimentado sua mãe como alguém muito exigente, detalhista, talvez altamente crítica. Se Vênus está em Peixes, por outro lado, ele pode ter uma experiência mais idealizada de sua mãe, e sente uma ligação muito profunda, espiritual com ela. Marte em Capricórnio pode indicar um pai que foi rigoroso, mas muito justo e solidário; Marte em Câncer, aquele que pode ter sido governado demais por suas emoções. Um trígono entre Vênus e Marte indica uma relação forte, harmoniosa entre os pais; um quincunce ou oposição às vezes pode indicar lutas, interrupções, e até mesmo o divórcio.

Onde isso se torna particularmente fascinante é no estudo da dinâmica familiar: olhando os mapas natais de dois irmãos, percebemos como cada um deles têm uma relação e experiências muito diferente com seus pais. Os pais não se alteram; mas o que importa é como cada filho experimenta e percebendo a sua relação com eles.

Relação Pai E Filho

O mapa da criança refletem as projeções que podem dificultar a relação com os pais, muitas vezes acompanhada por um traço nos pais que se encaixa com alguma expectativa da criança. Ao notar que este é um ponto sensível para o filho, os pais podem ter cuidado para não expressá-lo de forma muito radical, e talvez encontrar alguma expressão além da relação pai-filho para manifestá-lo. Se a característica em questão é inconsciente nos pais, então há uma tendência a assumir um poder maior nas percepções da criança. Por exemplo, planetas na casa 10 muitas vezes refletem as ambições não reconhecidas para o qual a criança é muito sensível. A Casa 12 mostra frequentemente expõe problemas não resolvidos que foram transmitidos de geração em geração – o ideal seria estimular os pais para reduzir o legado da criança, trazendo abertura.

Mesmo a imagem interior da criança de como os pais se relacionam é refletida no mapa de nascimento. Novamente, isso pode alertar os pais para a possibilidade de tensões que precisam ser trabalhadas para apaziguar a sensibilidade da criança, em certa medida. Aqui nós iremos olhar principalmente para a relação entre o Sol e a Lua no mapa, e, como mencionei acima, entre os planetas associados com as casas quatro e dez. Esses fatores não só mostram a interação entre os pais, como também representam as linhas ao longo das quais diferentes partes da própria psique da criança se unirão, e, como parte desse processo, que tipo de parceiros a criança vai buscar mais tarde na vida. Então a manipulação cuidadosa de qualquer tensão na experiência do casamento pode ter grande alcance com efeitos positivos sobre sua vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s