Saturno Na Casa 5 – Amor Exigente

Saturno na 5

Saturno na 5ª Casa natal combina energias diferentes. A quinta casa é sobre o prazer, romance e a expressão desinibida do ego. Saturno tem relação com regras e limites. Se você tem este posicionamento, ele pode afetar significativamente sua vida amorosa, mesmo esta casa não sendo associada aos relacionamentos com compromisso.

A 5ª Casa é onde você cria algo que te faz sentir especial. Ela cobre uma vasta área, incluindo o desempenho, arte, crianças, romance e jogos. Para efeitos deste artigo, vamos nos concentrar em romance, apesar de todos estes temas terem uma coisa em comum: através deles, você expressa diretamente o seu propósito.

O “Amor” que está relacionado com a quinta casa é diferente do que está associado com a sétima casa. A sétima casa nos fala sobre parcerias com compromisso e (idealmente) equilibra  o dar e receber. A 5ª Casa é sobre as fases iniciais (flerte, atração, namoro) o que pode progredir para uma relação de Casa 7. É onde você cria suporte de seu material para chamar a atenção de alguém que você gostaria de conhecer melhor, por exemplo. Ou (se você já fisgou) é onde você apresenta as mais brilhantes, mais atraentes facetas de si mesmo. A quinta casa é sempre sobre você, sua forma de amar, enquanto a sétima é sobre o outro.

Exigências de Saturno

Atrações da Casa 5 devem começar com um senso de diversão, brincadeira ou até risco. Nada está garantido nesta casa, e isso é parte da emoção. Mas se o seu Saturno está localizado aqui, existem barreiras para a plena expressão da energia desta casa. Ao mesmo tempo, você está focado no que está além dessas barreiras. Isto pode conduzir a uma sobrecompensação quando você tenta ganhar a atenção romântica. Você “trabalha” para ela, e o que deveria ser um momento de prazer se torna um empreendimento de alto risco, onde o dever é notado. Namorar nunca é apenas flertar; você pula o romance e tende a ir direto para o compromisso. A outra possibilidade é um desligamento completo, onde você pode evitar contatos românticos iniciais completamente porque se sente duro e desajeitado.

O que sustenta ambas as abordagens é a sensação de que você não é atraente ou digno de atenção. Isto provavelmente está enraizado em vidas passadas, onde sua experiência lhe deu a mensagem de que entregar-se a atividades prazerosas era um desperdício de tempo. Ou você não tinha o talento exigido / beleza, ou que havia coisas mais importantes para fazer, havia muito senso de obrigação sobrepondo o prazer, e consequentemente uma sensação de culpa por deixar-se experimentar este prazer. Você interiorizou a mensagem de que seu propósito específico, não tinha importância. Mas não importa, e Saturno faz você consciente de que está sendo negado. É muito difícil para você ter uma aceitação casual sobre assuntos da Casa 5, porque Saturno te empurra para torná-los oficiais. Os outros devem provar que te acham atraente, ou que te amam. E é preciso manter esta prova ao longo do tempo. Se você está iniciando um romance, ou caso já tenha atingido a fase do relacionamento com compromisso, o que quer que a outra pessoa faça nunca é suficiente.

Ajustar o Foco

Tal como acontece com Saturno em qualquer casa, a chave é ajustar o foco. Nenhuma quantidade de elogios externos pode atravessar a parede de negação de Saturno. Você deve encontrar o que você está desesperadamente procurando, neste âmbito. Isto é mais fácil falar do que fazer. Uma possível solução é encontrar algo que lhe dá prazer, e cristalizá-lo. Muitas pessoas com Saturno na Casa 5 tem algo que gostam de fazer, e que fazem muito bem. Mas consideram a diversão como algo menor, e foi dito desde o início, que isto não era importante o suficiente para você dedicar sua atenção. O foco de Saturno pode transformar essa atividade em uma especialidade, para que você possa ganhar o reconhecimento que almeja.

Claro, isso é apenas uma parte da equação. Se você não resolver o seu núcleo de carência, nenhuma quantidade de reconhecimento externo ajudará. Isso requer uma medida de autoconsciência. Quando o seu parceiro diz que te ama, tente tomar suas palavras ao pé da letra, em vez de exigir provas. A Casa  5 com Saturno insiste em manifestações tradicionais e concretas de afeto – presentes, flores, etc. Se as regras prescritas de namoro não são seguidas, você se sente traído. Mas considere a maneira como seu parceiro expressa seus sentimentos por você. É muito possível que ele te ame sem colocar o mesmo valor sobre essas coisas externas. Finalmente, considere o fato de que Saturno faz tudo parecer significativo, mesmo quando não é. Dê um passo para trás, e perceba que “ganhar” a atenção de alguém não importa sempre. Às vezes os casos amorosos da Casa 5 não levam a lugar nenhum, e uma troca de paquera não significa nada.

Os aspectos de Saturno a outros planetas natais lhe darão mais informações para trabalhar.Um trígono de Saturno a um planeta em sua primeira casa (individualidade e iniciativa) sugere que uma saída para suas inseguranças pode ser a expressão pública de quem você realmente é. Basta colocá-la para fora, ao invés de se preocupar em negá-la, ter mais atitude. Uma quadratura de Saturno a um planeta em sua Casa 8 sugere que seus medos estão diretamente ligados à perda. Há barreiras para uma entrega em um nível mais profundo no relacionamento. Outros planetas na quinta casa (especialmente se formarem conjunção com Saturno) são parte da história. Sua energia é enfatizada pelo foco de Saturno, mesmo que inicialmente pareçam restritos. Uma conjunção de Mercúrio / Saturno sugere que ser ouvido ou (inversamente) amordaçado é um tema importante em sua busca de amor.

Anúncios

5 comentários sobre “Saturno Na Casa 5 – Amor Exigente

  1. Oi, Ana!

    Parabéns pelo blog! Me identifiquei nas entrelinhas! Eu tenho Saturno nessa casa (em Peixes), e na mesma, se encontra a Lua (em Aquário). Confesso que mesmo fazendo leituras, não consigo interpretar esse posicionamento de Lua/Saturno (retrógrado) na mesma casa, e em signos diferentes (Aquário/Peixes). O que você acha que pode ser interpretado?

    Abraço! 🙂

    1. Oi Berto, você deve interpretar como a energia do planeta usando as características do signo para se expressar na casa. Na casa 5, a Lua em Aquário mostra uma necessidade emocional mais voltada para a individualidade, mais preocupada com suas próprias necessidades emocionais, do que com as do outro, também mostra necessidade de manter sua independência intacta nos relacionamentos afetivos.Com o Saturno retrógrado na casa 5 em Peixes, pode haver alguma dificuldade em soltar e deixar o sentimento fluir, por um certo receio de perder o controle, ou de se sentir menos inteligente, se tiver que demonstrar carinho, afeto, etc. Na verdade há uma contradição entre a expressão emocional e a expressão afetiva, o emocional te diz que é inadequado ser muito afetuoso, porque assim você poderá se tornar vulnerável. O medo de não entender o que está acontecendo pode estar presente, e como sentimentos não são explicáveis… já viu o que pode acontecer..

      1. Obrigado, Ana! Você não tem ideia do galho que me ajudou a quebrar! Mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
        Abraços! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s