Porque O Retorno De Saturno Assusta?

o retorno de saturno

Dizemos muitas vezes que, sob uma forte influência do trânsito de Saturno pode-se escolher entre a exaustão e a depressão — alguma escolha?! Fala-se isto porque Saturno é visto como um trabalho mundano a ser realizado onde a exaustão é a melhor escolha — insinuando que “é melhor usar do que a enferrujar”. Então, as pessoas que compreendem “um pouco astrologia “às vezes veem um retorno de Saturno com as sobrancelhas levantadas e muito medo. Mas, interpretá-lo sob a luz de “pouco conhecimento” é uma coisa perigosa.

Saturno traz à mente as duas máximas gregas antigas, inscritas no Templo em Delphos :.. “Conhece a ti mesmo” e “Nada em excesso” Alguém poderia pensar que pela compreensão, e tentando viver por estas declarações sábias, se poderia evitar grandes problemas na vida. Talvez elas possam ajudar, mas ainda assim parece que adquirimos a compreensão destas palavras à medida que amadurecemos, mas a vida, muitas vezes desempenha alguns truques desagradáveis nesse meio tempo. Talvez seja por isso que temos o trânsito de Saturno como uma chance para acertar desta vez.

Saturno é o símbolo arquetípico de um modo de ser, ou de um processo que nos restringe e nos faz ter um olhar duro e frio sobre a realidade. Podemos senti-lo como a voz do crítico interno, nos tempos antigos ele era visto como “O grande maléfico”, quando seus trânsitos eram vistos com certa desconfiança. Isto tem raízes na ideia da melancolia, atraso nas oportunidades, e na redefinição das bases e estruturas da vida. Apesar de todo o cansaço ou depressão, somos pressionados a agir nestes momentos de Saturno e, idealmente, a ação que devemos tomar deverá seguir o discernimento e maturidade que se desenvolve ao longo do tempo. Para nós astrólogos, este é um tema infinitamente explorável.

No entanto Saturno também representa a chegada da colheita, e a recompensa para o esforço e trabalho duro. Ele traz uma boa colheita se estamos dispostos a esperar. Sua passagem, especialmente no momento de seu Retorno ( volta ao grau exato em que estava no nascimento) marca um momento em que temos uma oportunidade de mudança profunda e recompensas. Não é tão ruim!

Há duas Revoluções de Saturno que acontecem para a maioria de nós, a primeira é entre as idades de vinte e oito e trinta anos, e a segunda, entre as idades de cinquenta e oito e sessenta. É necessário consultar as efemérides, ou o seu astrólogo para encontrar a data exata para seu caso, mas o sentimento do Retorno de Saturno é de saturação. Astrologicamente falando, o primeiro retorno é quando realmente entramos na vida adulta, e o segundo é quando entrarmos na sabedoria da terceira idade.

A boa notícia é que, embora os trânsitos de Saturno possam marcar tempos de trabalho duro, e grande auto-questionamento, são também momentos em que as oportunidades se apresentam e as recompensas podem ser grandes. Procrastinação não se parece com uma boa opção. Talvez o antigo amor finalmente se foi e há alguém no horizonte que parece ser realmente bom, mas vamos cometer os mesmos erros e trazer a nossa tristeza e raiva para esta nova chance? Ou talvez já tenha conseguido o novo emprego, e agora o trabalho é profundo — e realmente difícil.

Esse é o sentimento de um trânsito de Saturno, e especialmente o primeiro Retorno de Saturno, mas olhe o que está vindo! Se você seguir com maturidade, você já deu os primeiros passos para um verdadeiro novo começo.

O primeiro Retorno de Saturno, no final da fase dos vinte anos é muitas vezes marcado por esses tipos de metas pessoais. As ferramentas de navegação são duas: você deve dar uma chance, e você deve dar tudo o que pode. Se você estiver disposto, você será recompensado.

Saturno muitas vezes nos pergunta “Em qual filme eu estou?” E, em seguida, nos desafia a ser o diretor e autor ao mesmo tempo, realmente nos tornarmos o autor de nossa vida.

Nestes momentos somos solicitados a reescrever o script de vida pessoal com o próprio músculo espiritual. Nem sempre é tão fácil, especialmente quando o drama da vida está cheio de pessoas e situações que já não refletem quem realmente somos e o que estamos nos tornando. O inconsciente humano tem maneiras de evocar pessoas, eventos e situações que nos desafiam até o osso. É quase como se o inconsciente atraísse a lembrança de outras pessoas para jogar fora partes de nossas histórias de vida, este é o chefe, este a vítima, este o amante infiel.

Agora estamos desafiados voltar às nossas projeções e olhar para o drama como responsabilidade. É tarde demais para culpar alguém.

O Segundo Retorno de Saturno, no final da fase dos cinquenta anos, é um tempo que exige ações concretas no mundo real, mas pode ser mais sutil,  e às vezes mais insidioso. Se não fizermos o que precisa ser feito agora, podemos não ter uma segunda chance.

Como o corpo envelhece, depressão e fadiga surgem inevitavelmente, ainda que o corpo torna-se menos um objeto de vaidade, esta é uma chance para o Espírito subir. Este é o momento em que podemos sentir uma revolta e irritabilidade com alguns velhos hábitos. Esta é a hora de cortá-los de uma vez por todas. Você pode se perguntar: por que estou lidando com essas questões de novo — A resposta é porque você “quase as resolveu”! E a gota d’água pode ser o mais difícil. A marca do segundo Retorno de Saturno é que se você lida de forma madura com os antigos negócios inacabados, você ganha o presente com o dom da sabedoria.

E como você faz isso? As prioridades precisam ser mais claras, armários e porões devem ser limpos. Há uma necessidade de olhar para o que te faz se sentir desiludido e soltar, para que estes velhos fantasmas não se alimentem e te tornem amargo. É um tempo para abrandar e permitir mais doçura e companheirismo, e para deixar a obstinação ambiciosa de lutar em outro lugar.

E se seremos ambiciosos, podemos fazê-lo de uma maneira que traga os frutos das experiências de vida como suporte sobre um projeto, ou algo importante.

Então, quais são as ferramentas necessárias para navegar com sucesso nas águas Saturno? Aqui estão algumas ideias:

1- Seja exigente. Use sua nova sabedoria para fazer escolhas com base na clareza da intenção.

2- Encontre maneiras de chegar aos outros e seja humilde o suficiente para pedir conselhos.

3- Vá mais fundo. Superficialidades nas soluções,  ou uma solução rápida não têm relação com a energia de Saturno. Vá além de sua zona de conforto, no pensamento e na ação.

4- Saturno recompensa aqueles que agem, e deprime os que procrastinam.

Assim, Saturno pode ser visto como o “espírito” do Pai Tempo passando por nossas vidas nesses trânsitos e na forma de um fantasma no encontro com os espíritos do passado. O objetivo destas visitas é  nos dar uma segunda chance na vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s