Stellium, Configuração de vários planetas na mesma casa

Haunted-House-Reaction-Pic50-1317973983

Stellium é o  nome que se dá em Astrologia para uma conjunção múltipla, que envolve três ou mais planetas em um mesmo signo.

Esta configuração acentua a importância da casa do mapa natal envolvida. As características do signo em questão ficam acentuadas, o que pode ocasionar um desequilíbrio no uso destas energias.

Certa vez analisei um mapa do filho de uma cliente que havia sido diagnosticado pelos médicos com Autismo, e a mão me procurou justamente para compreender este fato. Ele mencionou que só quem convivia muito com ele percebia o autismo. Ao analisar o mapa, me deparei com um stellium em Touro, envolvendo Marte, Júpiter e Saturno, todos em movimento direto, na casa 10, e um pouco mais a frente a Lua, ainda em Touro, mas não parte do Stellium, e já na casa 11.  O menino havia nascido durante o dia, e de pronto já nos deparamos com alguns desajustes, ou incômodos do stellium. Marte e Júpiter são planetas diurnos, mas estão posicionados em um signo noturno, e em um mapa diurno, já Saturno é noturno, em um signo noturno, mas em um mapa diurno, o que leva a pessoa a não usar facilmente as características deste posicionamento. Ao invés de acentuar a força e estrutura pessoal para busca de status e realização (casa 10), ela gerava muita introversão e apatia a tudo que necessita esforço para conquistar. Aliado a isto o temperamento do moço era fleumático, e esta composição acentua muito a procrastinação, e em certo modo a preguiça no contato com o mundo, com o meio, e a acomodação aos fatos.

Quando um stellium é acompanhado de bons aspectos, e posicionamentos do sect (diurno ou noturno) adequado às suas características, ele pode até funcionar positivamente, levando a pessoa a expressar de maneira construtiva as características do signo, á custa de muito esforço, porém quando há planetas em debilidade no stellium, ou planetas no sect oposto, a tendência é as características não se expressarem positivamente.

De qualquer maneira o stellium simboliza um acúmulo de interesses e necessidades em um determinado setor da vida, o que é muito mais fácil ser vivido de maneira tensa do que harmoniosa.

Vejamos abaixo as principais características do stellium por signo, de uma maneira bastante generalizada, porque é necessário analisar outros pontos do mapa:

Áries: é um stellium, funciona melhor em um mapa diurno (quem nasceu durante o dia), porque Áries é um signo diurno, e os planetas Sol, Mercúrio, Marte e Júpiter funcionam a favor. Um stellium assim acentua a agilidade, tanto mental, quando física, proporciona capacidade de assumir riscos, e tona a vida movimentação.

Com a Lua, Vênus ou Saturno envolvido em um mapa diurno, pode gerar irritação, não conformismo  na maneira como conduz os assuntos da casa, mas pouca mobilidade, pouca agilidade.

Touro: Funciona melhor em um mapa noturno, os planetas Lua, Vênus e Saturno se adaptam melhor. É um stellium que puxa para o sensorial, fortemente. Acentua a busca pelo prazer, e pode gerar a capacidade de estruturação forte. Ao invés de arriscar, a pessoa mantém, mas de forma abundante.

Já com Sol, Mercúrio, Marte e Júpiter, acentua a busca de segurança, mas pode indicar dificuldades em se adaptar às circunstâncias. A tendência geral é empurrar, procrastinar, não se esforçar muito.

Gêmeos: funciona melhor em um mapa diurno, com os planetas Sol, Mercúrio, Marte e envolvidos. A agilidade mental fica presente e a capacidade de adaptação também. Este stellium tende a acentuar a versatilidade, a capacidade de exploração mental.

Com Lua, Vênus, Júpiter envolvidos, o emocional balança demais, oscila como uma gangorra, e a instabilidade se instala na casa envolvida. É fácil se perder nas opções, nos  caminhos .

Câncer: funciona melhor no mapa noturno. Sol, Mercúrio, Marte não funcionam bem e Câncer  é exaltação de Júpiter, mas em um mapa noturno pode não ser tão produtivo. Este stellium torna a ação e expressão bastante emocional, e com a probabilidade de autoproteção, autopreservação, prejudicando a exploração do novo, das circunstâncias diferentes na vida.

Com Lua, Vênus e Saturno, ainda que Saturno esteja em seu exílio, ele mantém o que conquista, torna estável e é bem mais voltado à sensação que as coisas causam do que ao resultado material.

Leão: signo diurno, e um stellium em Leão funciona melhor em um mapa diurno, especialmente com Sol, Marte e Júpiter envolvidos. É um stellium potente, cheio de desejo de conquista, impulsiona a realizar.

Já com Lua, Vênus e Saturno, torna tudo muito passional, intenso, podendo trazer sofrimento pelo desejo que é acentuado. é um stellium nervoso.

Virgem: funciona melhor em um mapa noturno, especialmente com Mercúrio, Vênus, Lua e Saturno. Acentua a capacidade análitica e a reação mais formal, menos apaixonada.

Com Sol, Marte e Júpiter, a ação é mais acentuada do que a mente, e leva com frequência à necessidade de contato com a terra, de servir como um meio de autovalidação, de fazer sentido para o meio.

Libra: em um mapa diurno funciona melhor, especialmente com Vênus , Júpiter e Saturno que podem levar a um senso de justiça bastante imparcial. O desejo está voltado para a leveza, e cordialidade, ao equilíbrio de Libra. O bom gosto pode estar presente, e um estilo um pouco mais sofisticado também.

Já com Sol e Marte envolvidos, este stellium tende a dificultar a decisão, as escolhas de maneira geral. O ego e a atitude estão presos a um signo que naturalmente opta pelo caminho do meio, mas aqui este caminho do meio pode ser uma alternativa à fuga, ao medo do erro,e o autojulgamento pode estar presente.

Escorpião: funciona bem em um mapa noturno, com Mercúrio, Marte e Júpiter, que tornam a capacidade de observação dos fatos bastante profunda. Este stellium podem levar à busca de respostas por meios ocultos. Aqui sim o senso de investigação é potente. A ação é estratégica,  e focada.

Já com Lua, Vênus, e Saturno, o potencial emocional de Escorpião se ressalta, e a probabilidade de cair em uma observação da vida onde tudo é provocativo é muito forte. O impacto emocional é intenso. A tendência a resistência também.

Sagitário: um stellium em Sagitário funciona melhor em um mapa diurno, e com Sol, Marte e Júpiter envolvidos. Este stellium favorece a capacidade de assumir riscos, amplia  a agilidade, gera movimento na vida e habilidade de manter o foco.

Com a Lua, Vênus e Saturno no stellium, pode criar inquietação, desejo pelo novo de maneira desequilibrada em alguns casos.

Capricórnio: Em um mapa noturno funciona melhor, e com Sol, Mercúrio, Marte e Saturno, que acentuam ao potencial de planejamento, abordagem concentrada, manutenção dos propósitos, e força total para realização.

Com a Lua, Vênus, e Júpiter enrijece a expressão, torna muito distante e um pouco fria, no entanto não quer dizer que há, mas que a expressão e o vínculo não são fáceis de serem criados.

Aquário: em um mapa diurno  funciona melhor. Com Mercúrio, Júpiter especialmente porque abre portas para inovação, e um abordagem da vida mais solta e arriscada.

Com Lua, Vênus e pode criar um comportamento distante, e os desejos se voltam para a compreensão das coisas

Saturno e o Sol  concentram a necessidade pela autovalidação pelo processo mental.

Peixes: no mapa noturno funciona melhor, com Júpiter, Vênus funciona melhor para exploração da criatividade e a sensibilidade funciona muito bem para os ramos artísticos ou espiritualistas.

Com Sol, Marte, Mercúrio e Saturno, pode levar o comportamento ao senso de autosacrifício, a ação fica muito motivada pela sensibilidade, e a falta de foco é uma possibilidade.

25 comentários sobre “Stellium, Configuração de vários planetas na mesma casa

  1. Olhando meu mapa, observei que tenho um stellium na casa 7. Tenho sol, mercúrio, saturno e plutão nesta casa em escorpião. Então devo focar em obter as qualidades da minha casa 1, ou seja fazer algo pela minha individualidade? E também pela descrição do stelium na casa 7 a parada é tensa, porque realmente nunca me casei nem tive relacionamentos serios e longos rsrsrsr.

    cíntia

    1. É realmente Cíntia, os relacionamentos são desafios pra você. Com tanta energia nesta sua missão é forte, mas você não deve evitar os relacionamentos, porque este stellium é um indício cármico do que deve ser trabalhado nesta sua encarnação.

      De forma geral nos relacionamentos você se sente muito limitada, porque encontra dificuldade em colocar sua individualidade em equilíbrio. A tendência é que o relacionamento tome conta de sua vida e que tudo acabe girando em torno disto. De qualquer forma é por meio dos relacionamentos que você vai evoluir, crescer pessoalmente, sem se deixar engolir pelo poder que o outro exerce sobre você.

      Bom, além de equilibrar sua individualidade dentro do relacionamento, tem mais alguns pontos como não exercer cobrança excessiva sobre o outro, não querer forçar seu poder sobre o outro. Existe uma tendência a ser excessivamente crítica, inclusive com as palavras.

  2. Gente, isso é muito interessante! Tenho Stellium na casa 9 (sol, mercúrio e vênus) e 12 (saturno, urano e netuno). Ana, a descrição que você deu fez muito sentindo para o Stellium em ambas as casas! Fiquei impressionado. Realmente me pego muito no mental, e preciso muito de um tempo pra mim. Fico muito mal ou/e desorientado quando fico sempre rodeado de gente.

    Obrigado pelas informações!

  3. Tenho um Stellium forte em Sagitário(sol,lua,mercúrio,vênus,marte,Júpiter e plutão em sagitário).E estão Na casa 9,pois tenho o ascendente em Áries.Gostaria de saber o que devo fazer porque tenho sensações muito estranhas a respeito da vida.Você sabe me responder Ana?

  4. Ana, tenho Sol, Vênus e Mercúrio em leão na casa 8. Sol rege leão na cúspide da casa 9. Vênus rege touro na cúspide da casa 6 e libra contido na casa 10. Mercúrio rege virgem na cúspide da casa 10 e gêmeos contido na casa 6. No caso, Mercúrio também rege gêmeos na cúspide da casa do casamento. Pelo que li acima e pela minha própria experiência de vida tenho uma noção do que significam esses aspectos. Mas gostaria muito de saber a opinião de uma profissional como vc. Ficarei muito agradecido se puder fazer um breve comentário.

  5. Tenho stellium na casa 5 (lua,mercúrio e venus) em sagitário. Também tenho Marte em sagitário,só que na casa 4. Trabalho na área criativa e acho que minha vida seria muito chata se não estivesse nessa área haha li sobre o stellium na casa doze e me identifiquei um pouco. Muito interessante,gostei muito.

  6. Tenho stellium na casa 5 com o signo de câncer (sol, mercúrio e júpiter).
    Casa 5 é basicamente a casa da criatividade, câncer é um signo criativo em si, muito imaginativo, e eu já me destaquei várias vezes por ser criativa na escola, principalmente em questão a redações (Português) e desenhos (Artes)
    É verdade que stellium pode influenciar na aparência do individuo?
    E queria uma ajudazinha nessa questão, eu tenho o Ascendente em Peixes 20°27 , Vênus em Virgem 10°13 casa 06, Marte em Leão 4°05′ casa 05 e Meio do Céu em Sagitário 20°26. Como seria minha aparência em geral?

  7. Meu filho de 2 anos tem sol, lua, mercúrio, vênus, marte, netuno e meio céu todos em peixes na casa 10. Pelo que pesquisei isso é raríssimo e a ultima vez que aconteceu foi a 2 mil anos, e deve ser a explicação por ele ser autoritário, bravo, turrão, até “egoísta” com seus brinquedos, “tudo é dele”, onde normalmente piscianos não são assim, ainda mais com tantos planetas em peixes como ele. ele tem ascendente em touro que ajuda a manter os pés no chão e acredito que fortalece ainda mais a questão de “posse e poder da casa 10”. gostaria muito de entender mais sobre o mapa dele como trigono, conjunções, sextil etc…

    1. Oi Junior, obrigada pelo comentário. bom este stellium em peixes não é compatível come este comportamento turrão, autoritário, visto que Peixes é um signo de qualidade mutável e do elemento água, ou seja, extremamente flexível. Apesar d estarem na casa 10,q ue é uam casa do status e ambiente social, qualquer planeta no mapa utiliza a energia do signo para se expressar na casa, assim, a tônica pisciana é forte. Aliás, alguns destes planetas podem estar combustos, por estarem muito próximos ao Sol. O que pode gerar este autoritarismo é a formação de aspectos tensos de Saturno e Plutão.

      1. Ah que se considerar que ele tem apenas 2 anos de idade e muita coisa deste mapa ainda será mostrada mais adiante na vida.

        Outra questão é que pelo ano em que ele nasceu, ele tem Plutão em Capricórnio e possivelmente na casa 8, se for na 8 mesmo, este é um posicionamento muito forte e dominador. O posicionamento de Plutão na casa mostra onde a pessoa precisa de poder. Na 8 é domínio sobre as perdas, ou seja, sentir que perdeu algo, perder o domínio pode ser doloroso, e ele fará qualquer coisa para evitar isto. O comportamento turrão é em consequência disto, ainda mais com o acendente em Touro que também é rígido e apegado.

        O Urano está em Áries e possivelmente na casa 11, e também é possível que forme uma quadratura com Plutão, se isto ocorrer ele pode desenvolver um comportamento de não querer soltar o que para ele simboliza segurança. Desapegar pode ser um big problema. E compartilhar outro maior ainda, já que a casa 11 é a casa dos grupos. Como ele é muito criança ainda, trabalhe nele este comportamento de desapego para que não se torne uma dificuldade muito grande no futuro.

        Eu vejo este comportamentos que você mencionou mais relacionados a estes posicionamentos do que ao stellium em Peixes. Eu sinto que este stellium em Peixes é exatamente a sensibilidade que ele deve desenvolver, e que ele já trouxe consigo, está latente.

    1. Olá Thiago, obrigada pela leitura do artigo. o comentário é superficial sim, porque trata-se de um artigo com abordagem generalizada. Para se ter mais profundidade, tem que se analisar quais planetas formam o Stellium e quais casas eles regem, isto só é possível em uma análise individualizada.

  8. Oi ana tudo bem? tenho marte,venus,jupiter e plutao em sagitario,tenho vocaçao para cursar filosofia ou sociologia algo relacionado a humanas? pois tenho mt interesse nesses assuntos e sabendo que tenhho stellium em sagitario fiquei animado com isso

    1. Oi Erick, obrigada pelo contato. Um stellium em Sagitário mostra mesmo o interesses no assuntos filosóficos. Pode ser visto como uma vocação. É preciso analisar o restante do mapa para compreender como este interesse se desenrola, mas de início é um bom início para a filosofia sim.

  9. Oi Ana. Gostei muito do seu blog. Sou de Cancer Com ascendente em capricórnio, com stellium de saturno, a 8 graus, urano a 11 graus e netuno a 10 graus, todos em capricórnio na casa 1. Mas não tenho planetas na casa 10, somente libra no meio do ceu vazio. Com isso, é saturno que rege meu mapa astral ? Obrigado,se puder me esclarecer.

  10. Olá. Eu estava de passagem por aqui e fiquei intrigado. Ana Rodrigues, você pode dar um pitaco ou ajuda? Sou de sagitário, com ascendência em aquário. Sou escritor e curso jornalismo. Tenho stellium em sagitario: sol, lua, mercúrio, vênus e marte. E ouvi dizer que planetas próximos influenciam, tenho júpiter e plutão em escorpião, bem próximos. O que você acha? rsrs

    1. Oi João Victor. Bom, um stellium é muita nergia concentrada em uma casa do mapa, porém com a presença do Sol, provavelmente todos estarão combustos, queimados pelos raios solares, e portanto enfraquecidos. Precisaríamos ver quais casas do mapa estes planetas envolvidos regem para sabermos quais imlicações isto traria.

  11. OLÁ, ANA, MINHA XARÁ. MINHA FILHA TEM UM STELLIUM NA CUSPIDE DA CASA XII, COM SOL, MARTE, PLUTĀO E MERCÚRIO EM QUADRATURA COM A CONJUNÇÃO JUPITER-URANO, NA CASA III. POR SER UM ASPECTO TÃO FORTE,NÃO CONSIGO EXTRAIR QQUER INTERPRETAÇÃO DO MAPA DELA. VOCÊ ME SUGERE ALGUMA ABORDAGEM? ABRAÇOS

    1. Oi Ana!! bom, primeiro deve olhar para o signo que está na casa 12 e na 3, eles indicarão se há dignidades e debilidades destes planetas nestes signos. Depois verifique que Marte, Mercúrio e Plutão a menos de 15 graus de distência do Sol, estão combustos, isto já os enfraquece, e considerando que estão na casa 12, que é uma casa de aflições, angústias, pode indicar dificuldades na atitude, assertividade, iniciativa, na comunicção e pensamento. O fato de formarem quadratura com Júpiter Urano na 3 pode indicar dificuldades em lidar com a expressão de suas ideias, receio em se expor, etc…

  12. Tenho vaaarios planetas na casa 10 q sao Netuno, sol, vênus, Júpiter, Urano e mercúrio, três deles estão em aquário e os outros três em capricórnio q é o signo do meio do céu, e realmente não sei q profissão quero, porque quero varias kkk tenho vontade de fazer várias coisas, e com Netuno aí, a indecisão é eterna kkk só que sinto que to mais f**** do q tudo, porq o regente da casa 10 (Saturno) está em aries na casa 12, então capaz que nunca conseguirei tirar da teoria e por em prática meus sonhos, confere a análise Ana?

  13. Oi Ana!! Tenho seis planetas em Sagitário,incluindo Sol,mercúrio,vênus,marte,júpiter,plutão e tenho Saturno em peixes na casa 12,formando quadratura com os planetas que estão em sagitário Daí tenho a lua,urano e netuno em capricórnio na casa 10 e sei que esse aspecto tenso com saturno não é legal já que ele regente da casa 10 está em peixes e na casa 12 ou seja o velho cronos está bem afundado nesse mapa.Então como você acha que fica essa história?

  14. Tenho stellium de 6 planetas na casa 2, todos no signo de capricornio. Não me encaixo na sua descrição da casa 2, pessoalmente (e isso porque o mapa deve ser analisado como um todo, claro. O meu mapa tem vários outros elementos que transformam esse stellium num dos maiores potenciais que eu tenho). Sei lidar bem com o mundo material e tenho uma forte conexão com a terra, as plantas, os animais, o físico (casa dois não representa apenas finanças, amigos). Lido com dinheiro muito bem e sei aconselhar os outros na área financeira. Sou objetiva, prática, mas muito espiritual (plutão na casa 12, escorpião). Sinto as minhas energias equilibradas e procuro usar o meu stellium da melhor forma possível: ele me dá dons para gerar e fazer dinheiro circular, cuidar de plantas e lidar com plantas medicinais e, com muito amor, ser conselheira dos que eu poder ajudar. Aproveitem o vosso stellium, transformem-no em dons. Namaste!

    1. Para autora do blog: gostaria e deixo a sugestão de abordar também as características positivas de um stellium que podem resultar em foco, genialidade, talento e auto-motivação nos assuntos da casa.

Deixe um comentário

