Medo De Relacionamento

Medo De compromisso - Medo do amor

Um das perguntas mais frequentes das mulheres é ” Por que a maioria os homens tem medo de relacionamento?”

O começo: ele só pensa em quanto quer você.
O meio: ele sabe que tem você e isso o assusta.
O final: você o quer e ele sai correndo, apavorado.
O amargo fim: está tudo acabado e você não sabe a razão.

Por que ele parou de telefonar? Se ele dizia que me amava tanto, por que desapareceu de repente? Como pôde fazer isso comigo?

Num dia, você tem certeza de que encontrou o amor da sua vida e que vocês vão viver juntos e felizes para sempre. Em seguida, ele some e nunca mais dá notícias. Essa situação lhe parece familiar?

O medo de se envolver num relacionamento amoroso e sofrer impede muita gente de experimentar um relacionamento amoroso feliz. O amor acontece naturalmente e precisa de oxigênio para crescer. O medo de um envolvimento emocional pode impedir a experiência do amor autêntico, e acontece tanto com homens quanto com mulheres.

“Uma das maiores contradições a respeito do amor é que, se ele não tem continuidade, não se realiza. Em contrapartida, se continua, pode acabar se enfraquecendo.

Essa pode ser a razão pela qual é tão comum que as pessoas desenvolvam o medo de se envolver com alguém.

Diante da falta de comprometimento na relação, a pessoa tem medo de se apaixonar de verdade e sofrer.

Algumas pessoas, mais idealistas, têm a expectativa de que o amor deveria ser como imaginam. Outras, mais realistas, creem que o amor é incerto e pode causar dor.

“O amor deve se encaixar à vida. Todos querem amar, mas têm medo porque acham que não vão receber o mesmo amor de volta. O resultado são renúncias, desapaixonamentos e abandonos que criam uma enorme descrença em relação ao amor.

Acredito que seja necessário analisar o momento de vida pelo qual o outro está passando pois isto pode estar muito relacionado com a disposição dele para se comprometer. Muitos homens e mulheres  não tem como prioridade ter um relacionamento a longo prazo pois preferem estabilizar a vida profissional antes, por exemplo.

Existe um medo de envolvimento emocional muito grande que está relacionado com idéias de estar aprisionado a alguém, como se não tivesse escapatória e então permanecerá nesta condição para sempre.

Além disso, se comprometer significa se expor para o outro, o que implica mostrar qualidades tanto positivas quanto negativas, e alguns homens ainda não estão preparados para esta experiência, talvez por ainda não terem maturidade para lidar com isso, ou por já terem passado por experiências semelhantes que foram negativas no passado (separações, divórcio por exemplo).

O que precisa ser “ativado” na mente do homem e da mulher pra mudar de atitude e querer assumir um compromisso? Na prática, como a você deve agir quando se envolver com um solteirão ou solteirona convictos assim?

O parceiro precisa estar disposto emocionalmente para querer assumir um relacionamento a longo prazo. O medo de se envolver precisa ser desmistificado e é necessário um olhar que não se fixe somente nos pontos negativos de um relacionamento, e sim os seus ganhos (companheirismo, afeto, entre outros). Esta desmistificação não ocorre de um dia para o outro e sim gradualmente.

Para quem sofreu nas mãos de um parceiro com medo de se comprometer, um aviso. “Não deve se sentir responsável pela partida daquele amor. Não é pela incapacidade de satisfazer o outro que se é abandonada, mas, sim, pela imaturidade do parceiro em lidar com suas dificuldades emocionais”

Ao se deparar com um parceiro que tem este estilo de vida é importante para você um questionamento interno com o objetivo de saber se o interesse de ambos são compatíveis, para assim evitar futuras frustrações. É ineficaz a ideia de querer mudar a pessoa e fazê-la se comprometer, pois se não há a motivação do próprio parceiro de querer um relacionamento e se dedicar a ele, não será nada externo que o fará mudar de ideia. Além disso, é muito importante não ter grandes expectativas no sentido de esperar um namoro ou algo do tipo pois a probabilidade de se frustrar é grande.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s