O Zodíaco Por Uma Abordagem Esotérica

astrologia esotreica

 

O Zodíaco na visão Esotérica

Na Astrologia Esotérica, o Zodíaco é a linha que delimita a esfera de influência da Terra e a galeria de cores do que é conhecido como luz astral, a forma sutil de existência que se encontra na base de nosso universo material. Nesta luz astral é representada pictoricamente a história do mundo, desde o início até ao fim do seu ciclo, e o Zodíaco é a síntese da substância do mundo em que a memória é preservada como o eterno registro de todos os acontecimentos do passado, presente e futuro. É o livro da vida é lido no Dia do Juízo. O Zodíaco esotérico é, assim, uma placa sensível que forma uma ligação entre o lado objetivo e subjetivo da natureza, que liga o céu e a terra, ou espírito e matéria.

Enquanto o Zodíaco é o ABC do astrólogo, do qual ele o bem as palavras de poder  para interpretar seu simbolismo astrológico, é um círculo de mistério mais profundo do que o planetas. A importância vital do Zodíaco tem sido desde há muito estabelecida e sua natureza foi divulgada ao ponto em que não mais se duvida quanto à influência que tem sobre a vida humana e do destino. Diz-se, no entanto, que a chave para abrir os Mistérios do Zodíaco deve estar ligada sete vezes, e a verdade desta afirmação é evidente quando sabemos que cada signo é um ideograma, um número, uma cor, uma nota, etc, e combinando o conjunto é um órgão perfeito da natureza.

Da mesma forma que os raios do sol iluminam e revitalizam todos os graus do zodíaco, assim fazem os raios da Monada, ao passar pela matriz do universo terrestre, dão a cada Ego um tom e colorido peculiar, estes raios são eternamente pura e imaculados, chegam a aderir a formas ou veículos de expressão, absorvendo outros e coloridos tons, produzindo confusão para o ego o que leva a explicar as condições a natureza peculiar do seu destino.

Cada Eu individualizado entrando em uma existência separada é um raio puro da Luz Divina, contido em um filme incolor de substância imaculada. É uma semente lançada aos mundos fenomênicos, de modo que pode crescer à medida que se cresce para o Pai celestial. No entanto, antes que ele possa chegar a esses mundos, essa semente deve passar através de um desses raios que estão diretamente relacionadas com os Senhores dos sinais zodiacais, porque sem este elo de ligação não é possível fazer uma entrada inteligente no universo terrestre. Esses raios são conhecidos pelo nome de “Filhos da Mente”, e cada um deles tem um som único e cor que dão aos indivíduos  sua proteção e orientação. Eles são os laços eternos entre espírito e matéria, e através destes Filhos da mente tem derivados o princípio pensante do homem. Portanto, a herança espiritual do homem deriva destes sete Senhores de Luz que são os sete espíritos dos tornos de Deus  e o guiam através da influência dos sete planetas, com o signo em nasce. Em essência, como “Fragmento Divino”, o espírito do homem descende do plano do Logos com suas possibilidades não expressadas. Pela ação de Mediante aos Raios divinos, atrai sobre o espírito um plano mental elevado, ,matéria para poder se expressar, e assim seu veículo é criado como seu veículo um corpo causal, que tem dentro de si a coloração primária do Pai Celestial. Dentro desse corpo causal desenvolve a consciência do ego, o homem que conhece a si mesmo como “eu sou ” e do corpo causal projetos um feixe até o  corpo físico durante o nascimento, conhecido no mundo físico como Personalidade.

No plano físico, consideramos o homem como um ser composto de espírito, alma e corpo. O espírito do homem é um centro na consciência universal, uma unidade de consciência. A alma do homem é espiritual, humana ou animal, dependendo do nível ou da qualidade da matéria que, por agora, sua consciência será identificada. O corpo do homem é o veículo com o qual ele terá contato direto com os planos que está sendo executado, de modo que para  expressar-se no plano físico requer um corpo sólido físico, no plano psíquico, um corpo astral e no espiritual corpo mental refinado.

Com estes corpos ou veículos de consciência que nós procuramos nos signos do zodíaco, o corpo é o veículo no plano físico para expressar tudo o que pode manifestar através dele nos estados de consciência mais sutil ou refinado, por que cada ser humano é essencialmente divino. É, portanto, a implantação de um único meio numa  variedade de formas, em que o temperamento e qualidade da matéria desempenhar a sua parte mais vital e importante.

A visibilidade do Zodíaco oferece uma seleção de veículos para cada tipo concebível de Ego, e, embora os princípios sejam os mesmos para todos, cada indivíduo tem uma série de objetivos, dentro de certas limitações, para expressar-se livremente.

Esses princípios fundamentais estão ligados aos aspectos da consciência da Vontade, Sabedoria e Atividade, e têm as suas linhas de menor resistência para se expressar no musigno cor e notando das formas através dos signos fixos, mutável e cardinal, respectivamente, pertencendo cada signo a uma dessas qualidades que têm uma sétupla expressão, produzindo assim muitas sub-influências. Estas qualidades de signos  também dão a  cada corpo sua flexibilidade, estabilidade e capacidade de resposta. Compõem as três quadruplicidades do zodíaco, de onde são formados as quatro triplicidades de elementos. É através destes sete grupos distintos que cada signo adquire sua maior complexidade, que começa quando o zodíaco se divide em duas metades, uma positiva e outra negativa, fromando suas posições alternadas. Cada signo positivo ou negativo é uma ideografia de enorme importância para se compreender os segredos da natureza, quando se traduz seus hieróglifos corretamente. E a Astrologia Esotérica se interessa principlamente por estas interpretações internas. As notas, as cores s relacionam com as tríplices disposições dos signos, primeiro os cardinais, fixos e mutáveis, produzindo violeta, índigo e azul, respectivamente, tendo o verde como cor central, e invertidos, produzem as triplicidades de mutáveis, fixos e cardinais. As notas estão na mesma ordem, mas como números intercambiados, como na figura ao lado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s