O Autoconhecimento Pelos Trânsitos Astrológicos

Mulher olhando o ceu

1. Trânsito pela casas

Para facilitar a compreensão dos trânsitos é importante que uma pessoa leiga em astrologia procure conhecer qual é seu ascendente, descendente, meio do céu e quais signos estão em algumas de suas 12 casas do mapa natal.

Devo lembrar que os planetas são símbolos comparativos que permitem conhecer a energia do ser humano, e que sua vida depende muito mais de seus pensamentos e atitudes, de como reage à estas influências energéticas. As 12 casas estão relacionadas com 12 importantes setores de nossas vidas, sendo fundamental não esquecer que uma casa é o espelho da sua casa oposta. Se a casa I representa como o indivíduo se mostra para o mundo, logicamente na casa VII ele irá encontrar pessoas que tem qualidades e defeitos semelhantes aos dele, embora muitas vezes, inconscientes, e não aceitáveis para a pessoa.

Se um planeta como Urano (renovação , mudança, liberdade) está transitando pela casa I de uma pessoa, ocorrerá uma mudança na forma como o indivíduo se mostra para o mundo, muitas vezes uma mudança brusca, vinda de situações inusitadas, rompendo com alguns padrões antigos. E isto poderá ser inconsciente, ou uma consequência de seus relacionamentos (casa 7). Quando Saturno está transitando pela casa II, por exemplo, é um momento para reestruturar seus valores pessoais e materiais, podendo acontecer devido á uma perda de atividade relacionada ao dinheiro de outras pessoas (casa VIII), ou necessidade de transformação nos valores mesmo. Pode acontecer de forma consciente também.

Com Júpiter em trânsito pela casa III poderá surgir a necessidade de novos conhecimentos, podendo a pessoa buscar uma nova filosofia de vida, uma universidade, estudos superiores, viagens ( Casa IX). Um Marte transitando pela casa IV, irá ativar o inconsciente da pessoa, onde estão registrados a infância e padrões de educação, comportamento, e isto refletir na casa X( carreira, social).

É muito importante ter consciência de que os planetas em trânsito pelas casas do Mapa Natal sempre afetará a casa oposta. E seu efeito será mais intenso se existirem planetas com aspectos tensos dentro da mesma casa, ou na oposta. Porém, se apessoa procurar ter conhecimento sobre si, e trabalhar seu mapa natal através dos trânsitos poderá superar muitos desafios com consciência.

2. Formação de aspectos entre os planetas no mapa natal e os planetas no trânsito

Os aspectos são definidos de acordo com os ângulos que os planetas em trânsito formam com os planetas no mapa natal, podendo levar em consideração os elementos envolvidos nos aspectos. (casas, signos)

Para ficar mais claro, imagine que uma pessoa esteja parada e outra venha em sua direção com uma tocha de fogo. Quando esta, estiver se aproximando da outra, o efeito do calor começará a ser sentido. Tornando mais intenso, quando as duas estiverem frente a frente. A duração deste calor vai depender da intensidade da tocha. Em relação aos planetas, esta intensidade e duração do efeito vão depender do movimento dos planetas.

Portanto, nos mais lentos, os aspectos levam mais tempo, enquanto que nos rápidos levam menos. Por exemplo, Marte se movimenta rapidamente, tem seus trânsitos com uma duração de 3 a 4 dias, enquanto Plutão é variável, podendo levar 2 ou mais meses.

Finalidade dos estudos dos trânsitos


1. Aproveitar melhor os momentos favoráveis ao desenvolvimento, devendo sempre lembrar que os maiores crescimentos ocorrem durante os aspectos tensos.

2. Aprender a lidar com os aspectos tensos (conjunção, quadratura e oposição)

3. Os aspectos suaves, como s sextis e trígonos são momentos para plantar ou iniciar novos projetos, precisando ficar atento para perceber e saber escolher as boas oportunidades. O sêxtil é muito bom para trocar informações, dialogar, fazer novos contatos, já nos trânsitos as oportunidades surgem.

4. Não é necessário entrar em pânico com os aspectos. Devo lembrar que Deus deixa sempre uma janela aberta quando precisa fechar as portas, e que, diante de aspectos tensos, se você diluir o medo do desconhecido, conseguirá centralizar sua energia, e deixará as mudanças necessárias par aseu crescimento interior fluírem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s